E foi mesmo!

Sucesso! O Falcon Heavy da Space X foi lançado, num momento que teve direito a simultâneo no noticiário televisivo de uma estação, pelo menos. No site da Space X tudo foi seguido em directo, com câmaras por todo o lado. Um momento alto foi a aterragem simultânea dos dois boosters (os foguetões laterais) em Cabo Canaveral. A aterragem do primeiro andar do foguetão também correu bem, mas não foi possível vê-la. [Correcção: correu mal… Amarou a umas centenas de metros do navio, e foi destruído]. E pronto, lá foi o Tesla Roadster com o seu condutor a vogar pelo espaço fora… O objectivo Marte passou a estar mais perto.

 

A construção da ISS

Em 2008, o space shuttle Atlantis levou até à ISS o módulo europeu Columbus, um laboratório orbital com um diâmetro de 4.5 metros e um comprimento de quase 7. O tempo de vida previsto era de 10 anos.

 

Voo livre

Em 1984, dois astronautas – Bruce McCandless e Robert Stewart – fizeram as primeiras saídas para o espaço numa unidade autónoma, a MMU. É famosa a fotografia de McCandless a flutuar no espaço, a centenas de metros do space shuttle. No entanto, a MMU foi usada poucas vezes, a última das quais em Novembro do mesmo ano. Acabou por ser considerada um risco desnecessário, e posta de parte.

 

Juno

A sonda Juno, em órbita de Júpiter, cumpre hoje a sua décima primeira passagem próxima ao planeta, a apenas 3500 km do cimo das nuvens. A velocidade a que a fará? 209000 km/h… Sim, são quase 60 km por segundo! E ainda assim, tem tempo para recolher dados e imagens do planeta.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 4.5]