Falcon Heavy

A Space X planeia proceder hoje ao primeiro lançamento do mais poderoso foguetão da actualidade, o Falcon Heavy. Levará para o espaço, como já foi anunciado, um carro do próprio Elon Musk, um Tesla Roadster (desconfio que ele deve ter outros…). Veremos se lá chega. Não é fácil desenvolver um foguetão destas dimensões e capacidade, como reconheceu o próprio Musk – o projecto levou bastante mais tempo do que inicialmente previsto. Mas sim, este foguetão volta a abrir as portas do espaço… missões tripuladas à Lua, a Marte; bom, todos conhecemos os planos entusiastas da Space X. Mas primeiro é preciso que ele suba, e suba (e depois partes dele desçam…), e nada de errado aconteça. Mas se acontecer, temos a garantia de que a companhia não desistirá, e que vai perseverar até obter sucesso. O evento poderá ser visto em directo na net; está previsto para cerca das 18.30 (UTC).

 

Do passado

Em 1959, tinha lugar o primeiro teste de um ICBM Titan I, pelos EUA. O Titan tornar-se-ia sinónimo de uma série de lançadores americanos, que enviaram para o espaço inúmeras missões, incluindo tripuladas. Em 1999, foi lançada a Stardust, uma sonda que foi visitar o cometa Wild 2, para recolher poeiras, e enviá-las de volta à Terra, o que aconteceu no início de 2006. A sonda foi depois rebaptizada como NExT e dirigida para outro cometa, o Tempel 1, que visitou em 2011.

 

Ainda mais atrás

Em 1858 foi descoberta a Nebulosa da Cabeça de Cavalo, que fica na constelação de Orion. A autora da descoberta (cujo nome e papel foram omitidos nas primeiras descrições) foi Williamina Fleming, uma emigrante escocesa nos EUA que trabalhou como criada em casa do director do Observatório de Harvard, EC Pickering, antes de ser contratada para o Observatório – a primeira de uma série de mulheres contratadas pelo director como “computadores” humanos.

Classificação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]