1936

Nos primórdios das experiências com foguetões, um grupo lançou dois “aviões-foguete” que levavam correio… Partiram de Nova Iorque, percorreram cerca de 300 metros. Bom, de volta aos planos…

 

1945

Onze anos depois. A guerra, sempre aceleradora da pesquisa, estava a chegar ao fim. Neste dia, os alemães lançaram mais uma V2. Percorreu muitos km e precipitou-se sobre o solo perto da localidade holandesa de Esbeek. O espaço estava cada vez mais próximo; o custo em vidas humanas diluiu-se na mortandade global da II Guerra Mundial. Alguns anos depois, os EUA estavam a lançar derivados da V2 até alguns km de altitude.

 

1988

Neste dia, teve lugar mais um voo de testes para o que viria a ser o space shuttle soviéticode vida efémera), o Buran. Estes testes de voo atmosférico foram feitos com um modelo do aparelho, o BST-02, com motores que lhe permitiam descolar como um avião; eram de curta duração (geralmente menos de meia-hora), tripulados, e consistiam numa descolagem e depois numa descida em voo planado. Depois dos testes, o aparelho foi vendido várias vezes e “passeou” pelo mundo como artigo de exposição, na Austrália, no Bahrain, e agora na Alemanha.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]