Space X

Outra vez? De facto, parece que a companhia espacial do sr. Musk faz o que pode para ser mencionada aqui todos os dias (garantindo assim uma vasta audiência para os seus feitos…). Bom, o que se passa é que ontem o lançamento previsto não se efectuou, devido a uma grande ventania (má quando se quer mandar um “palito” para os céus). Está agora previsto para hoje, para pouco depois das nossas 14.00…

 

Manhattan

A tal ilha adquirida aos índios pelos holandeses em 1626 (por uma mão cheia de contas…) deu nome a este asteróide, o 12464 Manhattan, que passa hoje a 1.21 UAs da Terra.

 

InSight

A missão geofísica a Marte vai ser lançada em Maio deste ano (com dois anos de atraso sobre o inicialmente previsto). Entre hoje e amanhã terão lugar no JPL algumas palestras sobre a missão, que podem ser seguidas aqui: http://www.ustream.tv/nasajpl2

 

Passado

Em 1986 era lançado o primeiro desta série de satélites de detecção remota para observação da Terra. Com ele, num Ariane 1, seguiu um satélite sueco, de nome Viking, para estudar a magnetosfera terrestres, sobretudo os fenómenos ligados às auroras. Em 1996, o space shuttle Columbia seguia para o espaço com uma série de experiências, entre as quais um satélite que devia afastar-se da nave alguns km, mantendo-se preso por um cabo… Pensava-se que o sistema poderia gerar electricidade que poderia ser aproveitada no próprio shuttle; mas o cabo partiu-se, e lá se foi o engenho.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]