Ranger

Não é o Walker do Texas… Em 1964, o número 8 desta série de sondas lunares despenhou-se como previsto na superfície do nosso satélite natural, depois de enviar para a Terra mais de sete milhares de imagens – estudava-se a paisagem lunar, na preparação das missões tripuladas do programa Apollo. Tudo isto aconteceu em apenas um dia, depois de dois passados na viagem até à Lua. O resultado do impacto, que aconteceu a uma velocidade de quase 3 km/s, foi uma cratera de cerca de 13.5 m de diâmetro, no Mar da Tranquilidade.

 

5000

Um número impressionante – sobretudo se tivermos em conta que se refere ao número de vezes em que o rover Opportunity viu o Sol nascer… no horizonte oriental da paisagem em Marte. São mais de 14 anos em actividade (e 5137 dias terrestres) numa missão cujo tempo de vida previsto era de três meses, e que se duvidava que pudesse sobreviver ao seu primeiro Inverno marciano. São mais de 225000 imagens enviadas para a Terra, e muitas descobertas sobre o passado aquoso de Marte.

 

Rachmaninoff

Entre os astrónomos há também os apreciadores de música clássica. Em 1988 foi descoberto este, o 4345 Rachmaninoff. Hoje passa lá longe, a quase 2 UAs da Terra, mas mais perto do que é costume.

 

Aleksandrov

Cumpre hoje 75 anos o cosmonauta russo Aleksandr Aleksandrov. Participou em duas missões, e passou 309 dias (e algumas horas) no espaço.

 

MEPAG

O MEPAG é o Mars Exploration Program Analysis Group, um grupo informal que reúne cientistas e técnicos, e que se dedica a discutir a exploração de Marte. Já realizou um encontro em Lisboa, há uns anos (foi o primeiro fora dos EUA). Os arquivos estão disponíveis na net. Hoje realiza mais um encontro, mas este virtual, no mundo online.

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]