Mais uma saída na ISS

Desta vez, cabe a dois astronautas russos (ops, perdão, cosmonautas…) executarem uma longa saída da ISS (cerca de seis horas e meia), para recolherem experiências e instalarem uma nova antena num dos módulos de origem russa. Mais uma vez, é possível assistir a esta actividade no conforto do sofá, ou da cadeira em frente ao computador; basta procurar a NASA TV.

 

Asteróides anónimos… ou não

Ainda são muitos os que são conhecidos apenas por códigos de números e letras. Mas hoje, quem se aproxima (maneira de dizer) da Terra, a meras 1.6 Unidades Astronómicas (ali ao virar da esquina…) é o maior e melhor, como diziam os romanos de Júpiter. Mas claro que Júpiter não é um asteróide; falamos sim de Ceres, planeta-anão, asteróide, em tempos planeta – um caso de personalidade múltipla, claramente.

 

Curiosidade

Uma grande qualidade humana, que deu nome ao rover Curiosity. Este cumpriu recentemente 2000 dias (mais de cinco anos) em Marte, sempre curioso, sempre à procura daquilo que está para lá do próximo afloramento rochoso. Ainda não descobriu os marcianos, mas enfim, eles ainda não se descuidaram com aqueles painéis pintados em tons acastanhados…

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]