Miranda

Este satélite de Úrano foi descoberto em 1948 por Kuiper, o astrónomo que deu nome à Cintura de objectos que fica para lá de Neptuno. E que descobriu muita outra coisa – mas hoje falamos de Miranda, que foi observado de perto pela Voyager 2, e que tem várias estruturas tectónicas bizarras (sobretudo tendo em atenção as suas reduzidas dimensões). Para as explicar, já houve quem sugerisse um impacto de grandes proporções, mas também há outras hipóteses. De qualquer maneira, ainda vai levar uns anos até haver uma sonda a visitar estas paragens de novo, pelo que o mistério está para durar.

 

Bouguer

Nascido em 1698, Pierre Bouguer foi um dos homens que viajou até ao Peru para medir a distância correspondente a um grau num arco de meridiano junto ao equador. Trabalho que consumiu dez anos… e que deu origem a um livro famoso, La Figure de la Terre. Além disso, para os geofísicos há um termo inescapável: anomalia de Bouguer, relacionado com as pequenas variações regionais da gravidade terrestre, devidas a diferenças de densidade das rochas.

 

ISS, mais uma vez

A partir das 10.30, a NASA TV transmite da ISS, com os preparativos para uma saída espacial que deve ocorrer cerca das 12.00.

 

Chinesices

É o começo de um novo ano chinês, o ano do cão. O ano chinês não começa sempre na mesma data, o que se deve a ter por base um calendário lunar. Quanto à astrologia chinesa, vale tanto como a ocidental… é melhor não irmos por aí.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]