Em órbita baixa desde 13 de Dezembro

Hoje cumprem-se dois meses desde o pontapé de saída desta rubrica aqui no Portal do Astrónomo. Por vezes não é fácil arranjar assunto, mas faz-se um esforço. Por outro lado, não há grande feedback, o que é um tanto desmotivador. A ideia foi sempre a de escrever pequenas notas sobre a actualidade do espaço, da Astronomia (e da Ciência em geral, embora isso esteja um tanto fora do âmbito do Portal). Bom, vamos lá a mais uma voltinha…

 

ISS, de novo

Por falar em órbita baixa, pode ser que seja hoje o lançamento da Progress. Pode ser… mas também pode não ser.Se for, esperemos que corra bem. Lá em cima precisam decerto dos abastecimentos…

 

Chuck Yeager

Para quem viu o filme The Right Stuff, a figura de Chuck Yeager, representado pelo infelizmente já desaparecido Sam Shepard, ficou bem impressa. Um dos melhores pilotos de testes, o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som, aos comandos do Bell X-1, em 1947, o seu papel nesse filme tinha também a ver com o seu pouco interesse em se candidatar a astronauta. Yeager nasceu neste dia, em 1923 – cumpre hoje 95 anos. Ainda está vivo, sim (e, ao que parece, um tanto zangado com os ingleses, por não terem agradecido o suficiente aos americanos a sua ajuda e sacrifício na II Guerra Mundial… há coisas que a idade explica).

Classificação dos leitores
[Total: 2 Média: 5]