Cancelado

Faltavam poucos segundos para o lançamento, mas um dos procedimentos previstos não ocorreu no momento determinado… e o lançamento foi suspenso. A Progress não seguiu para a ISS. Espera-se que o possa fazer daqui a poucos dias, mas já não será com aquela rapidez prevista para hoje, de cerca de quatro horas. Mais uma lembrança de que neste negócio não existem garantias.

 

Turismo na ISS?

Ao que parece, a Roscosmos está a preparar um módulo (por enquanto designado NEM 2) para ser lançado em 2019, com o propósito de acolher turistas na ISS. A Boeing estará interessada em fazer parte da parceria. O “luxuoso” módulo poderá receber de 4 a 6 convidados – tem, imagine-se, cabinas individuais e duas (!!) casas de banho – para estadias até 10 dias, com possibilidade de passeio espacial… O preço? Uns módicos 80 milhões de euros… Vou já fazer a minha reserva.

 

Espaço e educação na China

Num lançamento recente, foi colocado em órbita um micro-satélite educacional, designado “Jovem Pioneiro”, que vai enviar dados e imagens da Terra para escolas primárias e secundárias na China. O próprio desenho do satélite foi feito com contribuições de dezenas de milhares de jovens alunos do sistema educacional chinês.

 

Não estão esquecidos

Tornou-se um hábito, portanto lá vai: 4738 Jimihendrix, o satélite psicadélico, descoberto em 1985, e 4321 Zero (não é o número que lhe dá nome, e sim o actor “Zero” Mostel), conhecido desde 1981, são dois dos asteróides de órbitas mais que conhecidas que hoje passam pelos seus pontos de maior aproximação à Terra.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]