Outro aniversário

Há poucos dias, Newton. Hoje, o homem que, até há uns anos, ocupou a mesma cátedra em Cambridge… Stephen Hawking nasceu neste dia, em 1942.

 

Propriedade na Lua

Há 45 anos, era lançada a Luna 21, mais uma das muitas sondas automáticas enviadas para a Lua pela então União Soviética. Esta, porém, levava o Lunokhod 2, o segundo rover soviético, que percorreu cerca de 39 km na superfície lunar – um recorde que durou até 2014, quando o Opportunity ultrapassou essa distância (mas levou dez anos a fazê-lo, contra os poucos meses do Lunokhod). Curiosamente, tanto a sonda como o rover foram vendidos em leilão a Richard Garriott, que se tornou o primeiro proprietário privado de engenhos localizados fora da Terra. E que também resolveu reclamar a propriedade sobre toda a Lua, dado que não é um estado, aos quais está vedada uma proclamação desse género.

 

Ah, ainda outro aniversário

O de Frank Dyson, astrónomo inglês, que esteve envolvido na organização da expedição ao Príncipe para observar o eclipse solar de 1919 e provar a relatividade de Eisntein. Nasceu em 1868, faleceu em 1939.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 4]