Memórias

Em 1983, era lançado o IRAS, o primeiro satélite-observatório a proceder à observação de todo o céu em infra-vermelhos. A missão durou dez meses (o tempo que durou o hélio líquido, necessário para o arrefecimento do telescópio), e permitiu descobrir três asteróides e seis cometas, entre outras observações de alvos do céu profundo. Em 2004, aterrou em Marte o rover Opportunity, que ainda continua activo na superfície do planeta vermelho, e que detém o recorde de distância percorrida noutro planeta. Tal como o coelhinho daquela marca de pilhas, dura, e dura…

Memórias solenes

25 de Janeiro é o Day of Remembrance da NASA, em que é prestada homenagem a todos os astronautas americanos que pereceram ao longo desta grande aventura da espécie humana.

Lançamentos

Na China, mais um Longa Marcha partirá para os céus, levando a bordo mais uns satélites anunciados como civis, mas que se crê serem militares… E da Guiana Francesa, será lançado um Ariane 5 com dois satélites de comunicações privados que serão colocados em órbita geossíncrona (ou geoestacionária).

Curvas

O asteróide Bettiepage cumpre a sua maior aproximação à Terra. Nada de assobios, por favor.

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 5]