Os aniversários

Já falámos aqui do lançamento, que cumpriu aniversário há poucos dias; hoje completam-se os 45 anos da aterragem na Lua da sonda soviética Luna 21, que transportava o rover Lunokhod 2. Muitos anos depois, em 2006, foi este o dia em que regressou à Terra a cápsula de amostras da sonda Stardust, que tinha visitado o cometa Wild 2 (ou seja, se tinha aproximado dele), para recolher, numa matriz de aerogel (aquele material fantasmagórico, leve como uma pena, ou menos ainda), partículas minúsculas emitidas pelo cometa – ao que parece, também coleccionou algumas de origem cósmica.

 

Escolas de astronautas

Tanto Rússia como China estão a preparar novas turmas de astronautas, embora em fases diferentes. Os russos estão em plena fase de avaliação, agora com 60 candidatos a serem submetidos a um rigoroso processo de selecção, para no futuro se tornarem cosmonautas. A China planeia aumentar o seu corpo de taikonautas, composto até agora por 11 elementos, todos eles piloto militares. Agora o terceiro concurso (os outros dois foram em 1998 e 2010) vai ser aberto a cientistas e engenheiros civis, com vista à construção e utilização de uma estação orbital. Ao que parece, está decidido que dois destes novos futuros visitantes espaciais serão mulheres.

 

Space X

Está previsto para hoje um teste estático ao Falcon Heavy, o mais poderoso foguetão da companhia (e do mundo, nesta altura – desde que funcione, claro). Mas esta é uma daquelas coisas que muito facilmente podem ser adiadas.

Classificação dos leitores
[Total: 3 Média: 5]