4.Nov.- 10.Nov.2016 (Portugal)

Há uns meses atrás, falou-se aqui de algumas das numerosas vantagens da poluição luminosa (A verdade nua, crua e bastante iluminada), ou seja, do excesso de iluminação noturna e dos proveitos daí resultantes. Entretanto, mesmo os investigadores científicos começaram a fornecer dados que apoiam o gasto excessivo de dinheiro em luz e equipamento de iluminação que, francamente, quase ninguém quer ver ao pé da sua casa, janela ou cama.

"Ó Maria, já viste como a luz está mesmo poluída?"
“Ó Maria, olha só para esta luz. Eles tinham razão com a sua poluição luminosa. Que horror!” Crédito: GRM

Os astrónomos e gente de muitas outras profissões, bem como os amantes e apoiantes da natureza ou do estado saudável do seu próprio corpo, são contra. Detestam a poluição luminosa, argumentam que faz mal, dizem que os prejuízos e desvantagens não compensam a deterioração do ambiente, da saúde humana, da fauna e da flora afetadas e de muitas outras coisas. Enfim, como bem sabemos, há sempre alguém que se queixa.

O Portal do Astrónomo é dedicado aos astros e a tudo o que com eles se relaciona. Sendo uma plataforma cujo conteúdo se baseia em conceitos científicos, tem de se proporcionar aqui a oportunidade de dar voz aos que encaram a poluição luminosa como uma coisa negativa, prejudicial e muitas vezes letal.

Com palavras nunca se vai longe…  já César o sabia – o imperador romano, não o cão dos vizinhos – que, apesar de supostamente ser divulgador de copiosas frases e laconismos para futuras citações (veni, vidi, vici; alea iacta est; cras legam…), achou que ser facundo não serviria para conquistar a Europa, a África, a Inglaterra.
Como tal, dá-se agora oportunidade e voz aos que queiram exprimir a sua opinião, especialmente àqueles (todos os menores) que terão de viver no futuro com este planeta poluído das mais variadas formas pelas gerações atualmente no poder (todos os maiores).

A parte mais intensa da poluição luminosa reflete sensivelmente a extensão do Império Romano antes da invenção das lâmpadas elétricas. Que frase iluminada teria César adicionado ao seu leque de expressões famosas?
A parte mais intensa da poluição luminosa reflete sensivelmente a extensão do Império Romano antes da invenção das lâmpadas elétricas. Se soubesse disso, que frase espiritualmente iluminada teria César adicionado ao seu leque de expressões famosas?

Conforme dito, palavras não chegam. Por isso querem-se imagens, que, como se sabe, valem por mil palavras – cada uma. Mas há de certeza alguém para quem uma imagem pode não chegar. Por isso, dá-se também a oportunidade de fazer um filmezinho, um vídeo. Com 25 a 30 imagens por segundo deve-se conseguir poupar, em teoria, muita palavra e mesmo assim dizer muita coisa.

Quem tem estas ideias de se manifestar a favor da redução da luz noturna são os guardiões do céu, os Dark Sky Rangers – Portugal. Há quem diga que eles só querem causar prejuízos económicos aos desgraçados e inocentes dos produtores de energia, aos fabricantes de lâmpadas, bem como aos designers, estilistas e empresas de luminárias.

Esta sublevação de cidadãos organiza-se até a nível global e já criou mossa em alguns municípios, regiões e mesmo países, como na República Checa (legislação contra a poluição luminosa).

Em Portugal e alguns países lusófonos, são os nossos Dark Sky Rangers que promovem atividades e ações de sensibilização contra as lâmpadas más – portanto, não todas as lâmpadas. A referida oportunidade de dar voz por imagem ou vídeo é mais uma iniciativa deles, enquadrada num concurso com direito a prémios para turmas escolares.

Vejam só:
Concurso de desenhos
Concurso de vídeo
Atenção aos prazos que acabam em maio próximo.

 

logo-calendario
4.11. 17:33 Pôr do sol (ligar só as luzes essenciais)
7.11 – 20º aniversário (1996) do lançamento da Mars Global Surveyor
7.11 – 385º aniversário (1631) da primeira observação de um trânsito de Mercúrio por Pierre Gassendi

7.11. 19:51 Lua em quarto crescente (meia lua)
8.11 – 360º aniversário de Edmund Halley (1656) 
10.11 07:14 Nascer do sol (desligar todas as luzes)

Contacto para as crónicas sobre a atualidade celeste: ceu@astronomia.pt

Classificação dos leitores
[Total: 1 Média: 3]